Ovos de Ostara

17/06/2012 08:26

 

 

   O costume de pintar ovos durante a primavera, geralmente honrando o advento de um Deus solar, é muito antigo e ocorre em muitas regiões da Europa há milhares de anos. Esta é uma das práticas mais divertidas de Ostara. Os ovos podem decorar a casa e serem trazidos para o ritual para aumentar seu simbolismo de fertilidade e renovação da vida.

   Existem métodos tradicionais de preparo e pintura, seguindo tradições antigas. Na foto vemos exemplos de pysanka, o ovo tradicional ucraniano que era feito em honra ao Deus Dazhboh, costume depois deturpado por meio do sincretismo para simbolizar o renascimento do Deus cristão. Existem também métodos artísticos primorosos. O melhor exemplo são os ovos feitos pelo joalheiro Peter Carl Fabergé, que eram oferecidos durante a Páscoa ortodoxa para o czar russo e a família imperial. São considerados obras primas e arrematados por colecionadores que pagam verdadeiras fortunas para obtê-los.

   Vejamos uma maneira mais simples:

   Determine as cores da casca que você quer obter. Pense no significado mágico de cada cor para fazer sua escolha. Compre anilina ou outro corante alimentar para pintar a casca, que deve ser branca.

   Coloque os ovos numa panela cheia de água e leve ao fogo médio. Quando a água começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dez minutos. Retire do fogo e deixe esfriar (ou mergulhe-os em água fria).

   Para cada ovo, encha metade de um copo com água fervente e acrescente uma colher (chá) de vinagre e uma colher (chá) do corante, insira o ovo e deixe de cinco a dez minutos. Depois que secar, a primeira parte está pronta.

   Coloque-os em uma bandeja própria para ovos, de modo que uma metade possa ser pintada sem tocar no ovo. Agora você pode pintar seus motivos favoritos: espirais, trilunas, pentagramas, círculos: deixe sua imaginação fluir. Não utilize tinta à óleo, prefira as acríliicas, que aderem melhor à casca. Eu indico tinta plástica, que pode ser usada em bisnagas de fácil manuseio, aderem bem e deixam um resultado muito bonito em alto relevo que pode ser tocado sem problemas. Uma vez seco, vire seu olho ao contrário e pinte a outra metade. Está pronto!

   Os ovos devem ser descartados no dia seguinte. Se quiser conservá-los, convém retirar o interior antes de cozinhá-los. Para isso, use uma agulha bem fina e faça um furo na extremidade superior, depois outro furo na extremidade inferior. Isso fará com que o interior escoe. Deve ser feito com muita delicadeza e cuidado, para não danificar a casca. É necessário paciência. Para secar o interior por completo, coloque os ovos numa forma e asse-os num forno aquecido a 100°C por quarenta e cinco minutos. Depois é só pintar como ensinado acima.

   Bom divertimento e que os ovos tragam um Ostara próspero e feliz!

 

Voltar para Faça você mesmo