Solitários

 

 

   Se você deseja se tornar um wiccano, o que deve fazer?

   Em primeiro lugar, informar-se. Tenha certeza de que sabe realmente o que é Wicca e que este é um caminho certo para você. Leia os artigos na seção “Principiantes” e procure boas obras. Leia o máximo que puder, vasculhe na internet (tomando o cuidado de não aceitar tudo o que lê, tenha uma postura crítica). Se está consciente da seriedade da Wicca e firme em sua intenção, há dois caminhos.

   Uma alternativa é procurar um coven sério em sua cidade. Alguns sites trazem uma lista de wiccanos que pode ser útil. Mas atenção: marque com os membros em um local público, faça perguntas, siga sua intuição. Todo o cuidado é pouco para não cair nas mãos de bandidos. Se conseguiu achar um grupo legal que está disposto a aceitá-lo, deve-se começar uma atenta avaliação: este grupo combina com você? Você se sente bem quando está com ele? Os membros se harmonizaram com você? Reflita bem e seja sincero consigo mesmo. Por mais que seja empolgante achar um coven legal, isso não significa necessariamente que ele é o certo para você. Não entre apenas porque ele é o primeiro que encontrou. Da mesma forma, o coven irá avaliá-lo com cuidado e julgar se você é um membro adequado. Entrar para um coven é entrar para uma família espiritual, por isso o processo é delicado. Uma vez que ambos estão de acordo, você será aceito como postulante e começará um período de estudos, que normalmente dura ao menos um ano e um dia.

   A outra alternativa é seguir o caminho solitário. Por um lado é mais fácil, pois não há a necessidade de procurar por um coven, mas por outro é mais difícil, pois não há colegas experientes para esclarecer dúvidas ou ilustrar pontos dos ensinamentos. Se optar por seguir de forma solitária, prepare-se para estudar muito. Há vários livros publicados que podem auxiliá-lo. Se você não seguir uma tradição específica, então está aspirando a entrar para a Wicca Eclética. Deverá ler várias obras, selecionar o melhor de cada uma, montar seu próprio sistema de práticas. Muitos covens se preocupam com solitários ecléticos, pois existem vários que não sabem direito o que estão fazendo, por falta de informação ou estudo, e acabam celebrando rituais de autoiniciação sem preparo adequado. Se decidir ser eclético, estude muito: os livros “A witches’ bible” de Janet e Stewart Farrar, “O livro completo de bruxaria do Buckland” de Raymond Buckland e “Witchcraft for tomorrow” de Doreen Valiente são ótimas referências.

   Um solitário pode também entrar para uma tradição que reconheça a autoiniciação. Uma delas é a Wicca Saxônica. Para maiores informações, leia o livro das sombras “The tree: the complete book of saxon witchcraft” de Raymond Buckland. Outra é a Tradição Cernadiana, que este site visa divulgar.

   Pode ser que após um período de prática solitária, você deseje se juntar a um coven. Então será necessário seguir todo o procedimento descrito acima. Se você quiser entrar para um grupo de certa tradição específica, deverá recomeçar os estudos do início, seguindo as regras específicas da Tradição e passar por um novo ritual de iniciação. Caso seja um solitário cernadiano e tenha encontrado um coven desta tradição, será considerado, após as devidas avaliações, um iniciado e não deverá refazer as lições. O mesmo vale para autoiniciados encontrando covens na Wicca Saxônica. Caso queira montar seu próprio grupo, consulte a seção “Fundar um coven”.