O que é Wicca?

13/06/2012 14:33

   A Wicca é uma religião moderna baseada nos ciclos e polaridades naturais. Seus seguidores acreditam que há dois princípios mantenedores do Universo: a força masculina e a feminina. Por isso, há duas divindades: o Deus e a Deusa. Outra crença fundamental é que tudo possui natureza cíclica, ou seja, tudo possui um começo, um apogeu e um declínio, mas após o fim sempre há um recomeço. Podemos ver vários exemplos: a primavera é vista como o começo do ano, o verão seu apogeu e o outono seu declínio. Mas após o inverno, sempre há uma nova primavera. Da mesma forma, após a morte do corpo, os wiccanos acreditam que sua alma retorna à Terra numa nova encarnação. Simbolizando isso, a Deusa normalmente é representada com três aspectos: uma Donzela, uma Mãe e uma Anciã.

   Um ponto importante da Wicca é sua ênfase em nossa responsabilidade pessoal, livre-arbítrio e capacidade de controle de nossas próprias vidas. Acreditamos que há vários meios de fazer isso, um deles é o uso da magia. É isso que dá à Wicca o nome comum de "Religião dos Bruxos". De fato, os seguidores muitas vezes se denominam assim, embora nem todos os bruxos sigam a religião. Importante ressaltar a discussão ética presente sempre que falamos sobre magia: a lei fundalmental dos wiccanos, a chamada Rede. Ela pode ser enunciada assim: "Faça o que quiseres, contanto que não prejudiques ninguém". Essa lei é derivada da crença de que tudo o que fazemos retorna com intensidade triplicada, sejam as coisas boas ou as ruins.

   Wiccanos são considerados neopagãos. Esta denominação significa que pertencem a uma religião voltada para a natureza, com algumas crenças e rituais remetendo a antigos povos pré-cristãos e também a práticas religiosas de camponeses. "Paganus" em latim quer dizer "habitante do campo". Há várias outras religiões neopagãs, como o druidismo, a Asatrú e o dodecateísmo. Este contato com a natureza faz com muitos bruxos filiem-se a movimentos ambientalistas, ecológicos ou em defesa dos animais, embora isto não seja compulsório.

   Acima de tudo, a Wicca é uma religião tolerante, não-dogmática e que não possui autoridades universais inquestionáveis. Há várias maneiras distintas de praticá-la: é o que conhecemos como Tradições. Em cada Tradição há um conjunto de rituais, ensinamentos e termos específicos. Mas há vários elementos comuns a todas elas: a crença na Deusa e no Deus (embora possam ter nomes diferentes em cada organização), na sobrevivência da alma e reencarnação e na Lei do Tríplice Retorno; a celebração dos ciclos lunares e solares (conhecidos como Esbats e Sabbaths) e a prática de alguma forma de magia. 

   Para todos aqueles que estão conhecendo a Wicca agora, recomendo que passeiem pelo site, leiam livros e artigos, explorem sem medo. Esta bela religião está disponível a todos os que sentem o chamado interior. Para fazer parte, é preciso muito estudo e dedicação, mas vale o esforço: a Wicca é capaz de preencher nossas vidas, dar respostas a muitas perguntas aparentemente insolúveis e de despertar o lado espiritual de pessoas que não se adaptaram a nenhuma outra religião. Convido a todos a conhecer mais deste magnífico e mágico caminho.

 

Voltar para Principiantes