Magia e Ciência

13/06/2012 16:05

 

   Vivemos na era da tecnologia, da informação e do conhecimento científico. Como é ser um bruxo nos dias de hoje? Muitas pessoas me perguntam como posso acreditar em magia quando a ciência já provou que ela não funciona. Bem, acho que é preciso ver isso mais a fundo.

   A ciência procura investigar a natureza e obter conhecimentos verdadeiros. Um cientista deve ser capaz de obter os mesmos resultados que outro conseguiu em um experimento, desde que respeite as mesmas condições de teste. Por isso, com a ciência é possível fazer previsões: se você fizer isso dessa forma, obterá este resultado. Isto a torna um campo poderoso e indispensável.

   Mas apesar de buscar informações verdadeiras, a ciência não pretende obter toda a Verdade. De fato, para se ajustar a seu rigoroso método, seu objeto de estudo deve ser passível de ser testado por pesquisadores neutros. Eles não devem tentar interferir no resultado do teste. As condições para se obter determinado resultado devem poder ser isoladas para que se perceba se realmente possuem relação de causalidade com ele. E é justamente por isso que a ciência não tem nada a dizer sobre magia.

   Para fazer magia, o bruxo deve sentir um desejo ardente, profundo, de que seu objetivo se realize. Não há como ser indiferente ou imparcial. Não há como uma pessoa neutra reproduza determinado feitiço se não possui a mesma vontade. Além disso, somos orientados a fazer tudo o que é materialmente possível para concretizar nossos planos, e fazer magia como uma forma de auxílio, que atuará onde não poderíamos de outra maneira. Assim, quando realizamos um encantamento, é impossível isolarmos a causa do sucesso. Por essas e outras razões, não dá para testarmos feitiços em laboratórios, o que quer dizer apenas que a ciência não pode nem refutar nem confirmar a magia: ela não se enquadra em seus métodos.

   Isso não significa que não podemos ter uma confirmação pessoal de sua eficácia. Quando se pratica a Arte da maneira correta, é muito raro ver um feitiço dar errado. Há milhares de anos o ser humano se utiliza de forças místicas e até hoje continua recorrendo a elas. O método mágico possui uma grande semelhança com o científico: testar e observar. Os feitiços aprendidos devem ser praticados no momento oportuno e apenas os que funcionam são guardados pelo bruxo em seu livro das sombras. Cabe a cada um a verificar a eficácia da magia.

   Então, a resposta que dou quando perguntam como posso acreditar em magia só pode ser esta: porque a magia funciona! Descobrir isto é um dos exercícios mais divertidos e recompensadores que o wiccano deve executar.

 

Fernando Meyer.

 

Voltar para Texto da semana