Jack o'Lantern

16/06/2012 14:30

 

   Símbolo mais famoso de Samhain, o costume de entalhar rostos em abóboras surgiu com os imigrantes irlandeses nos Estados Unidos, que originalmente faziam o mesmo com nabos, segundo antigas tradições celtas.

   Compre uma abóbora moranga média, de casca bem alaranjada. Com uma faca afiada, corte a tampa da abóbora. Não corte em formato circular, pois isso dificulta a retirada. Corte fazendo “triângulos”, como num serrote. A abertura deve ser grande o suficiente para que se possa colocar a mão inteira sem dificuldade.

   Usando uma colher, retire as sementes. Elas podem ser lavadas, torradas e comidas com sal. Depois, raspe a polpa da abóbora com a colher.  Isto pode ser um pouco trabalhoso, mas deve-se retirar o máximo possível. Coloque a polpa em um recipiente e reserve.

   Para fazer o rosto, risque com a ponta da faca um formato adequado. Você pode criar os seus próprios ou usar um dos muitos encontrados na internet. Alguns são verdadeiras obras de arte. Um modelo simples é fazer dois triângulos com ponta para baixo no lugar dos olhos e fazer uma boca em formato de serra. Na foto há um modelo feito por dois membros do coven que pode servir de exemplo.

   Agora, corte uma vela para que caiba dentro da abóbora com tampa. Coloque também um pires ou um pequeno suporte para fixar a vela.  Não faça aberturas muito estreitas no rosto, ou a vela não se manterá acesa. Se você não retirou a polpa, tenha cuidado para retirá-la ao menos na região dos olhos e da boca, ou a iluminação ficará muito fraca.  Acenda a vela e seu Jack o’Lantern está pronto!

   Use a polpa para fazer doce. Para um quilo, use meio quilo de açúcar, seis cravos, dois paus de canela e meia xícara (chá) de coco ralado. Coloque todos os ingredientes, exceto o coco, numa panela e leve ao fogo médio. Mexa sempre, até a abóbora começar a soltar água. Abaixe o fogo e mexa de vez em quando, até a abóbora desmanchar (cerca de quarenta minutos). Então acrescente o coco e deixe cozinhar por mais dez minutos. Desligue o fogo e guarde em um pote de vidro com tampa. Coloque na geladeira, e depois de frio, é só aproveitar!  

 

Voltar para Faça você mesmo