Como é um ritual wiccano?

15/06/2012 20:22

 

   Foi convidado a assistir uma cerimônia de bruxos e não sabe como se portar? Está pensando em fazer seu primeiro ritual? Ou está apenas curioso? Seja qual for o motivo, você veio ao lugar certo!

   A primeira coisa que devemos ter em mente é que a Wicca é uma religião. Portanto, seus rituais são ritos religiosos e devem ser tratados com respeito. Outra coisa fundamental é esquecer por completo os filmes de Hollywood sobre bruxaria: não há, em hipótese alguma, sacrifícios de qualquer espécie, orgias ou evocação de demônios.

   Esclarecido isso, vamos para o local do ritual. Bruxos podem fazer suas celebrações tanto ao ar livre quanto em recintos fechados. O ambiente físico não é muito importante, desde que seja um local limpo, seguro e adequado. O verdadeiro espaço para os ritos é psicológico e místico: o chamado círculo mágico. Os oficiantes o preparam segundo uma liturgia própria e todo o coven (grupo) ajuda a formá-lo visualizando-o.

    Dentro do círculo, há duas regras que devem ser seguidas: nunca pise fora dele (suas fronteiras costumam ser marcadas com algo físico, como uma corda, pedras, flores ou tinta) e sempre se movimente em sentido horário. Mesmo se precisar pegar algo que está a sua esquerda, vire o corpo pela direita para não mover-se em sentido anti-horário. Se quiser sair antes do fim do ritual, comunique seu desejo aos sacerdotes oficiantes, que abrirão uma “passagem” para que você não rompa o círculo. Acredita-se que animais e crianças pequenas não o quebram, então podem entrar e sair do local sem aviso.

   Há três tipos básicos de celebração: os ritos lunares, solares e os de passagem. Os lunares são chamados Esbats (pronuncia-se “esbás”) e acontecem nos primeiros dias do plenilúnio. Geralmente são reuniões mais fechadas e, embora possa acontecer, não é costume que o coven receba convidados, mesmo que sejam bruxos. Por outro lado, as festas solares chamadas de Sabbaths (“sabás”) podem ser celebrações grandiosas, com muitos participantes. Ocorrem nas mudanças de estação e nas datas das grandes festas do povo celta. Uma destas é a comemoração dos bruxos mais conhecida por leigos, o Halloween.  Finalmente, os ritos de passagem são as celebrações dos momentos marcantes da vida: nascimento, casamento e morte.

   Apesar de possuir trechos solenes, a maior parte de um ritual wiccano é bem alegre. Canto e dança são frequentes e nos Sabbaths é comum haver alguns jogos. Ao fim do ritual serve-se um lanche, que pode ser bem farto. Pergunte ao ser convidado se deve trazer algo. É de bom tom levar um vinho, bolo ou algum petisco, mas fale antes com aquele que te convidou.

   Para finalizarmos, uma advertência. Alguns grupos fazem suas celebrações com os participantes nus (ou “vestidos de céu”, como dizemos). Apesar de formarem uma minoria, pode ser o caso. Contudo, mesmo covens que optam pela nudez normalmente usam roupas quando recebem convidados. Não tenha receio de perguntar se o ritual será ou não vestido de céu. Caso seja e você não se sinta confortável, não se acanhe em recusar o convite. A maioria dos covens usa algum tipo de roupa especial, geralmente uma túnica. Ou o grupo te emprestará uma ou você deverá ir com suas roupas comuns, que devem estar bem limpas (e de preferência reservadas para isso com uma semana de antecedência).

   Esta é uma visão geral de como é um ritual wiccano. Mas nenhuma descrição poderá dizer quão maravilhoso é participar de uma dessas cerimônias. Caso tenha a oportunidade, vá relaxado e com a certeza de que desfrutará de um momento alegre, mágico e acima de tudo, espiritualmente pleno. 

 

Voltar para Principiantes