Como desenhar um pentagrama perfeito

29/06/2012 18:32

 

 

   Eu não tenho nenhuma habilidade em desenho, por isso minhas tentativas de fazer um pentagrama razoável sempre foram frustradas, e ele sempre acabava bem esquisito. Assim, fiquei muito feliz quando descobri que podia fazer um pentagrama rigorosamente perfeito, mesmo sem saber desenhar, apenas usando régua e compasso.

   Para quem nunca trabalhou com régua e compasso um

   AVISO: APESAR DE PARECER DIFÍCIL, AS INSTRUÇÕES AQUI APRESENTADAS SÃO NA VERDADE BEM FÁCEIS, BASTA APENAS UM POUQUINHO DE PRÁTICA.

   Faça os riscos com o compasso e com o lápis sem fazer força, deixando o risco bem leve, de modo que possa ser apagado facilmente. 

 

Faça um traço na horizontal usando a régua. Determine o tamanho da abertura das “pernas” do pentagrama. Marque este tamanho na linha horizontal usando os pontos “a” e “b”. Abra o compasso de modo que uma das hastes dele fique no ponto “a” e a outra fique no ponto “b”. Apoiando o compasso em cada um desses pontos, faça os dois círculos superiores. Usando a régua, trace o segmento que vai do ponto “c” ao ponto “d”, que são os pontos onde os dois círculos se encontram. Sem mudar a abertura do compasso, apoie-o no ponto “c” e trace uma nova circunferência. 

 

 

Chame o ponto onde o círculo inferior cruza a linha vertical de ponto “o”. Chame o ponto onde o círculo inferior cruza o círculo à esquerda de ponto “e”. Chame o ponto onde o círculo inferior cruza o círculo a direita de ponto “g”. Usando a régua, trace um segmento começando no ponto “e”, passando pelo ponto “o” até encostar num ponto do círculo a direita (que chamaremos de “f”). da mesma maneira, trace um segmento começando no ponto “g”, passando pelo ponto “o” até encostar num ponto do círculo a esquerda (que chamaremos de “h”). 

 

 

Sem mudar a abertura do compasso, apoie-o no ponto “h” e faça um pequeno arco. Depois, apoie-o no ponto “f” e faça um pequeno arco. O ponto onde os dois arcos se cruzam é chamado ponto “i”.

 

 

 

 

Usando a régua, una os pontos “h” até “i”, “i” até “f”, “f” até “b”, “b” até “a”, “a” até “h”, formando um pentágono. 

 

Usando uma caneta, una os pontos no interior do pentágono, formando um pentagrama perfeito. Depois passe a borracha, apagando as outras linhas que estão a lápis.

 

Voltar para Faça você mesmo