Como dançar a Volta

16/06/2012 16:06

 

 

   A Volta, também conhecida como Volte ou Lavolta, é uma dança renascentista  entre casais. Popular, mas polêmica em sua época, pois o par se posicionava com homem e mulher frente-a-frente, com uma proximidade considerada indecente. Até hoje, é tradicional que os bruxos a dancem durante o sabbath de Imbolc. Mas como se faz isso?

   Existem textos antigos que trazem uma descrição detalhada dos movimentos, então podemos saber com relativa segurança como se dançava de fato naquela época. Uma dança acurada requer domínio de alguns detalhes difíceis de aprender apenas lendo. Mas uma versão mais simples pode ser compreendida mais facilmente.

   A parte essencial é feita com o casal se pondo frente-a-frente, o homem segura os quadris da mulher, e esta apoia sua mão direita no ombro esquerdo dele, deixando a mão esquerda abaixada e mantendo o braço esquerdo rígido ao lado do corpo. São quatro rápidos movimentos: dois pulinhos, um salto feito pela mulher, segura pelas mãos do homem e uma aproximação do casal. No primeiro movimento, dá-se um pequeno salto para o lado direito da mulher (ela ergue o pé esquerdo e ele o direito), depois dá-se um salto para o outro lado. Enquanto se faz esses passos o casal deve girar noventa graus em sentido horário. No segundo salto, o homem usa a perna direita apoiada no chão para impulsionar a dama para o alto, segurando-a firme pela cintura, rodando mais noventa graus. O último movimento é feito quando a mulher volta ao chão e os dois se reaproximam. Isto se repete mais três vezes, normalmente.

   Antes de se começar o giro, o casal faz um Gaillard, um desfile em quatro tempos. Eles ficam lado-a-lado, ele à esquerda dela, segurando a mão esquerda da dama com sua direita. Os movimentos são similares aos do giro, os dois primeiros são passos para frente, pé esquerdo depois direito, e então um pequeno salto (onde se usa o pé direito para dar impulso) e o quarto movimento é a chegada ao chão e o preparo para um novo passo. Normalmente esses movimentos são repetidos duas vezes para frente e mais duas vezes para trás, voltando de costas. Então começa o giro. Após quatro repetições pode-se fazer um novo Gaillard.

   Descrever movimentos corporais é mais complicado do que fazê-los e apesar de parecer difícil, na verdade a dança é bem fácil, bastando apenas um pouco de treinamento.

    As músicas mais famosas são “La Volta” de Michael Praetorius e “La Volta” William Byrd, que pode ser ouvida no vídeo. O quadro acima mostra a rainha Elizabeth I dançando a Volta com o conde Robert Dudley. 

 

Voltar para Faça você mesmo