Bê-á-bá da Wicca

17/06/2012 11:41

 

 

Aqui está um glossário contendo alguns termos comuns que podem soar estranhos para quem os escuta pela primeira vez:

 

 

·         ATHAME: É um punhal de cabo preto usado como instrumento ritualístico, e nunca para cortar ou entalhar símbolos. É usado por exemplo para traçar o círculo mágico.

·         BELTANE: Pronuncia-se “belteine”, sabbath celebrado em 31 de outubro no hemisfério sul e 30 de abril no hemisfério norte.

·         BESOM: vassoura usada para limpar energeticamente um local.

·         BLESSED BE: Saudação comum, usada como cumprimento e despedida. No Brasil é comum dizermos tanto a versão em inglês quanto em português “Abençoada(o) Seja”.  

·         BOLLINE: Punhal de cabo branco usado para fins físicos, como cortar alimentos e entalhar símbolos em velas.

·         COVEN: grupo de bruxos com no mínimo três pessoas. Geralmente são pequenos, contendo, idealmente, não mais que treze membros.  

·         COVENSTEAD: Sede do coven

·         COWAN: Pessoa não iniciada na Wicca. Embora não tenha conotações pejorativas, alguns só se utilizam deste termo nestes contextos.

·         ESBAT: Ritual de celebração da Lua Cheia. Pronuncia-se “esbá”.

·         GROVE: Grupo formado com a junção de vários covens irmãos. Alguns rituais podem ser celebrados por todo o grove, outros devm ser feitos por cada coven em separado.

·         HANDFSTING: Casamento wiccano, em que os nubentes têm as mãos amarradas juntas.

·         IMBOLC: Pronuncia-se “imol’c”, sabbath celebrado em 31 de julho no hemisfério sul e 2 de fevereiro no hemisfério norte.

·         LITHA: Sabbath celebrado no solstício de verão.

·         LUGHNASADH: Pronuncia-se “lúnasa”. Sabbath celebrado em 2 de fevereiro no hemisfério sul e 31 de julho no hemisfério norte. Também chamado de Lammas.

·         OSTARA: Sabbath celebrado no equinócio de primavera.

·         REDE: Pronuncia-se “rid”, é o princípio máximo da moral wiccana: “faça o que desejar, contanto que não prejudique ninguém”.

·         SABBATH: Grandes festas wiccanas, ocorrendo nos equinócios e solstícios e na época das comemorações dos celtas. Pronuncia-se “sabá”.

·         SAMHAIN: Pronuncia-se “sá-uin”, sabbath celebrado em 30 de abril no hemisfério sul e 31 de outubro no hemisfério norte. Também chamado de Halloween.

·         TIR NA NÓG: Nome mitológico céltico irlandês designando o paraíso, é usado para se referir ao mundo dos mortos, mais conhecido na Wicca como “País do Verão”.

·         WICCANING: Ritual para abençoar os recém nascidos, mas que não os compromete com a Wicca.

·         YULE: Sabbath celebrado no solstício de inverno.

 

 

Voltar para Principiantes